segunda-feira, 17 de outubro de 2011

IBGE acompanhará a evolução dos preços no setor imobiliário

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já estuda a metodologia a ser aplicada para o novo índice de preços de imóveis no Brasil, que será criado de acordo com o Decreto 7.565 do governo federal, publicado no final de setembro. Em nota à imprensa, o IBGE informou que está desenvolvendo estudos com o objetivo de acompanhar a evolução dos preços no setor imobiliário nacional.
"A metodologia para o cálculo, bem como todos os procedimentos que envolvem um índice referente ao setor, está sendo discutida e terá como base as recomendações de países ou instituições que já produzem esse tipo de indicador". Ainda não há previsão de quando o novo índice será divulgado, informou a assessoria de imprensa do instituto.

Para o diretor da Redeplan Imóveis, José Francisco Medeiros, o indicador vai ser bom para o mercado. "Será uma referência confiável e um instrumento adequado para que a sociedade tenha uma visão melhor, se posicione e interfira nesse processo, aproveitando as oportunidades, os momentos adequados", afirmou.

A mesma opinião tem o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis Estado (Creci/RJ), Casimiro Vale. "Era uma reivindicação do Creci. É bom para ter um parâmetro de valor do mercado, principalmente com relação aos financiamentos", disse. Vale considerou que o novo indicador será positivo também para os consumidores. "Entendo que é bom e justo", avaliou.


fonte: http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=3&cod=7897

Nenhum comentário:

Postar um comentário